"Guardiola e Arteta? É por isso que digo que Rafa Benítez deve ser valorizado..."
Declarações de Julen Lopetegui, treinador do Wolverhampton, em entrevista ao jornal AS.
Corpo do artigo
Diferenças entre o futebol espanhol e inglês: "Sim, na Premier há um nível mais alto. É o mais alto sem dúvida: em treinadores, jogadores... O tipo de interpretação do regulamento faz com que se veja um jogo diferente. É uma adaptação para todos".
Sente que o treinador tem mais poder em Inglaterra? "A exigência é a mesma. Ou ganhas ou... Cada equipa tem uma estrutura no que diz respeito à figura do treinador. São modelos diferentes, mas os adeptos querem sempre ganhar e atingir os seus objetivos. Há que estar focado para conquistar esses objetivos".
Desde a sua chegada, os Wolves ganharam oito pontos de vantagem sobre a zona de despromoção: "Os jogadores moldam-se ao teu estilo e tu tens de dar-lhes a resposta na exigência de ganhar. Nas duas semanas que trabalhámos antes do Mundial, faltavam-me muitos jogadores. Não havia tanta margem, mas procurámos entender os jogadores e conhecê-los melhor, para que entendessem melhor o que queríamos".
Pablo Sarabia chegou no mercado de inverno: "Nós conhecemos o Pablo, ele tinha vontade de provar a Premier League. Ele tem experiência e pode trazê-la para aqui. Ele está a adaptar-se, como é lógico, mas tem uma coisa boa, que é conhecer-nos. Ele está a tentar integrar-se no estilo e ritmo, não é fácil".
Existem vários espanhóis a treinar na Premier League: "Não tiro muitas conclusões. Os espanhóis vêm para a Premier porque é uma grande Liga, mas não é fácil. Que estejamos seis diz coisas boas de nós, mas não defino uma linha. O futebol é universal e os treinadores espanhóis, franceses, alemães, italianos ou de qualquer outra nacionalidade têm muitas parecenças".
Manchester City e Arsenal têm discutido o título e são orientados por Pep Guardiola e Mikel Arteta, ambos espanhóis: "Eles variam muito o estilo. Se os analisarem profundamente, eles variam muito, especialmente um deles. O trabalho de um treinador é a procura pela evolução. Tens de fortalecer a tua equipa, especialmente se tens jogadores para isso. É por isso que digo que [Rafa] Benítez deve ser valorizado, porque foi o primeiro [treinador espanhol] a chegar e a triunfar [na Premier League]".
Como olha para a recuperação do Sevilha desde a sua saída? "Passaram seis meses... No seu momento, já fechei essa página. A memória é extraordinário, de carinho, respeito, agradecimento... Agora está em boas mãos, sem dúvida. O Sevilha está sempre em boas mãos".
16261546
16264339