Uma carreira fulgurante, assim se pode resumir os quatro anos de Pep Guardiola no Barcelona. E tudo começou com a subida do Barcelona B em 2007.
Corpo do artigo
Chegou ao Barcelona B em 2007/08 e conseguiu, no final da temporada, subir a equipa à II Divisão B. Prémio? Joan Laporta entregou-lhe a equipa principal no Verão de 2008, primeiro passo para uma estreia a todos os níveis fantástica: ganhou o campeonato, a Taça do Rei e a Liga dos Campeões.
Estava lançado o tom da carreira do ex-jogador e capitão culé. No ano seguinte, em 2009, somou mais três troféus a uma carreira que dava os primeiros passos, vencendo a Supertaça Europeia, a Supertaça de Espanha e ainda o Mundial de Clubes.
A segunda época, apesar de ter sido concluída com menos êxitos, inclui a conquista do bicampeonato. Na Liga dos Campeões perde com o Inter, de José Mourinho, nas meias-finais e na Taça do Rei é afastado pelo Sevilha nos oitavos de final.
Época de 2010/11. O mesmo tom: Liga espanhola e Champions. Na temporada seguinte, a última no Barcelona, perde o campeonato para o Real Madrid de José Mouinho, mas ganha a Supertaça espanhola, a Supertaça Europeia - derrota o FC Porto, por 2-0, no Mónaco - o Mundial de Clubes e ainda a Taça do Rei.
Em julho de 2013, depois de um ano a viver em Nova Iorque, regressa ao banco de suplentes, mas desta feita do Bayern de Munique. O último jogo que dirigiu foi a final da Taça do Rei, a 25 de Maio de 2012: vitória, por 3-0, ante o Athletic Bilbau.