Pavlidis ficou em branco no jogo da Grécia
Corpo do artigo
A Grécia venceu, este domingo, a Escócia por 3-1 e subiu à Liga A da Liga das Nações, com a Turquia a acompanhar os gregos na subida, à custa da Hungria.
O avançado do Benfica Pavlidis foi capitão dos gregos, mas ficou em branco, numa partida decidida por Konstantelias (20), Karetsas (42), um ‘menino’ de 17 anos, e Tzolis (46), anulando o 1-0 que os escoceses tinham logrado na primeira mão.
Em Glasgow, a história foi diferente da do Pireu e a Escócia, que encontrou Portugal entre a elite, perdendo 2-1 no Estádio da Luz, em Lisboa, e empatando sem golos em casa, vai descer à Liga B.
A acompanhá-los no segundo escalão estará a Hungria, que cede o lugar na Liga A à estreante Turquia, que já havia vencido em casa por 3-1 e hoje foi a Budapeste vencer por 3-0, com Aktürkoglu, do Benfica, no onze.
Çalhanoglu, de penálti aos 37, e Arda Guler, aos 39, rapidamente asseguraram o triunfo tranquilo, confirmado aos 90 por Bardakci, já com o avançado do FC Porto Deniz Gul em campo, a partir dos 71.
Depois de um empate 1-1 na primeira mão, a Sérvia decidiu em casa a manutenção, com golos de Maksimovi (56) e Vlahovic (90), em triunfo ajudado pela expulsão do austríaco Trauner, aos 68.
O jogador do Famalicão Topic entrou aos 83 pelos sérvios, que em casa estão sem perder há seis jogos seguidos na Liga das Nações.
Com três golos em 16 minutos, por De Cuyper (70) e Lukaku (76 e 86), a Bélgica virou o 3-1 que trazia da primeira mão ante a Ucrânia para se manter entre a elite, com contributo do defesa do Sporting Zeno Debast, titular, enquanto o guarda-redes ucraniano do Benfica Trubin não saiu do banco.
O bis deixa o avançado do Nápoles com 88 golos pela seleção belga, consolidando o estatuto como principal goleador do país.
Um hat-trick de Muriqi permitiu ao Kosovo subir ao segundo patamar, às custas da Islândia, que saiu derrotada por 3-1 na segunda mão após já ter chegado a este encontro em desvantagem.
Um dos jogos mais desnivelados do dia confirmou a Geórgia na Liga B, com um agregado de 9-1 empolado pelo 6-1 aplicado em casa à Arménia, e a Eslovénia levou a melhor ante a Eslováquia, no prolongamento após 0-0 nos dois jogos, tendo decidido Cerin aos 95.
A Irlanda repetiu em Dublin o 2-1 da primeira mão ante a Bulgária, mantendo o estatuto na Liga B, mas começou a perder, por um golo do búlgaro Antov (30), revertido por Ferguson (63) e Idah (85).
Os play-offs de manutenção e descida entre a Liga C e D jogam-se na próxima quarta-feira, no caso da primeira mão, e domingo, a segunda, opondo Gibraltar a Letónia e Malta ao Luxemburgo.