
Chegou a vez do GPS fazer parte das suas rotinas diárias, de treino e jogo,
A Academia de Futebol de Angola (AFA) é pioneira na introdução da tecnologia ao serviço do futebol em África. Após ter sido o primeiro cliente a utilizar o Talent Spy (www.ftspy.com) naquele continente, chegou a vez do GPS fazer parte das rotinas diárias, de treino e jogo, para que possam mensurar os dados dos jovens jogadores. A utilização deste equipamento para monitorização do rendimento em jogo e em treino tem sido fruto de uma parceria entre a AFA e o Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora.
A AFA situada no Morro Bento, Luanda, defende um estilo de jogo suportado no passe, e esta colaboração com os investigadores da Universidade de Évora permite, através de um GPS acoplado a cada atleta, medir as distâncias percorridas pelos jogadores, as distâncias entre os colegas, o número de passes com sucesso e sem sucesso, as zonas de perda de bola, entre outros dados que permitirão melhorar o processo de formação dos jogadores.
Criada em 2013, a Academia de Futebol de Angola, com apoio dos diferentes parceiros, tem hoje informação totalmente detalhada e organizada para apresentar os seus jovens talentos a alguns dos principais clubes do mundo, como é o caso Barcelona e do FC Porto.
