
Povo de Cabo Verde ao lado da seleção
Federação Cabo-Verdiana de Futebol
Seleção pode garantir uma inédita presença num Mundial na próxima segunda-feira
Corpo do artigo
O Governo cabo-verdiano alargou a todo o país a tolerância de ponto da tarde de segunda-feira, durante o jogo de receção à seleção de Essuatíni, na Praia, que pode selar a qualificação inédita para um Mundial de futebol.
Segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada esta quinta-feira, o executivo considerou que o momento será "histórico" e que a decisão abrange "funcionários e agentes do Estado, dos institutos públicos e das autarquias locais" a partir das 12h00 (14h00 em Portugal continental), com exceção dos serviços em que a presença seja imprescindível, como as Forças Armadas, as polícias, os serviços de saúde, os estabelecimentos prisionais ou outros que funcionem de forma ininterrupta.
O primeiro-ministro cabo-verdiano já tinha anunciado na quarta-feira que o Governo ia conceder tolerância de ponto, mas apenas aos funcionários públicos da ilha de Santiago.
O jogo da última jornada de qualificação para o Mundial de 2026 está marcado para as 15h00 (17h00 em Portugal continental), no Estádio Nacional, na capital cabo-verdiana, situada na ilha de Santiago.
Cabo Verde adiou na quarta-feira, na penúltima jornada, o inédito acesso à fase final, ao empatar 3-3 na Líbia, mas terá nova oportunidade para fazer história ao receber o Essuatíni. Mantem-se na liderança do Grupo D e só precisa de vencer ao lanterna-vermelha para garantir a qualificação direta.
A 23.ª edição do Mundial de Futebol decorrerá entre 11 de junho e 19 de julho de 2026 e contará, pela primeira vez, com 48 seleções, numa organização inédita entre Estados Unidos, México e Canadá, todos automaticamente qualificados como anfitriões.

