Golo histórico de Portugal: "Vi Arconada adiantado e fiz-lhe uma chapelada"
António Sousa, autor do primeiro golo de Portugal na história dos Europeus, ainda se lembra da jogada ao pormenor e, precisamente 40 anos depois, faz o relato daquele “momento eterno”
Corpo do artigo
Marselha, 17 de junho de 1984. Há precisamente 40 anos, Portugal estreava-se a marcar em campeonatos da Europa, num momento rubricado pelo pé direito de António Sousa e em grande estilo. Era a primeira participação da Seleção Nacional na prova continental e, após o nulo na primeira jornada com a República Federal da Alemanha, os comandados de Fernando Cabrita estavam “proibidos” de perder com a vizinha Espanha para sonharem com a passagem às meias-finais. Ao minuto 52, o placar mexeu.
“A jogada foi pelo flanco esquerdo. O Chalana vai sobre o corredor, o Álvaro [Magalhães] entra por esse lado e recebe a bola. Passa para a zona central do terreno, ainda que mais sobre a esquerda, quase à entrada da grande área e eu, com caminho aberto, ameacei o chuto forte, como era normal. Vi que o Arconada estava adiantado, dei uma espécie de trivela na bola e fiz-lhe uma chapelada”, relata, a O JOGO, o autor do tento histórico, sem o mínimo lapso de memória.