Governo do território cuja soberania pertence ao Reino Unido mostrou-se "desapontado" com os festejos de alguns jogadores que gritaram "Gibraltar é espanhol" durante os festejos da conquista do Euro'2024
Corpo do artigo
O governo de Gibraltar mostrou-se esta terça-feira “desapontado” com os festejos “rancorosos” de alguns jogadores de Espanha após a conquista do Euro’2024, isto depois de nomes como Álvaro Morata ou Rodri terem sido vistos a gritarem “Gibraltar é espanhol” durante a celebração.
Através de um comunicado, o executivo do território cuja soberania pertence ao Reino Unido lamentou que a festa do título da seleção espanhola tenha sido misturada com “declarações políticas discriminatórias” em relação à península.
“O Governo de Sua Majestade de Gibraltar está desapontado por verificar que vários jogadores da seleção espanhola de futebol masculino celebraram a sua vitória no Europeu com cânticos de comentários rancorosos sobre Gibraltar. Trata-se de uma mistura totalmente desnecessária de um grande êxito desportivo com declarações políticas discriminatórias que são extremamente ofensivas para os gibraltinos. A lamentável utilização da plataforma das celebrações em torno da vitória no Europeu para promover a ideia de usurpar o território de Gibraltar é contrária ao princípio de que o desporto não deve ser utilizado para promover qualquer ideologia politicamente controversa”, pode ler-se.