Geny Catamo brilha por Moçambique e "qualifica" Egito de Rui Vitória na CAN
Cabo Verde termina o Grupo B em primeiro lugar e o Egito em segundo. Moçambique eliminado
Corpo do artigo
O Egito, orientado por Rui Vitória, empatou com Cabo Verde na última jornada do Grupo B da CAN'2023 (2-2) e garantiu a qualificação para os oitavos de final - onde já estavam os tubarões azuis como líderes do grupo -, graças ao empate na outra partida entre Gana e Moçambique.
Benchimol fez o golo de Cabo Verde aos 45'+1' e Trezeguet empatou para o Egito aos 50', com Mostafa Mohamed a consumar a reviravolta aos 90'+3'. Mas Cabo Verde voltou a empatar o jogo, por Bryan Teixeira, aos 90'+9'. Recorde-se que no Egito, que se qualifica com três empates, a estrela Mohamed Salah é baixa por lesão.
Cabo Verde terminou em primeiro do Grupo B com sete pontos, seguido do Egito com três, do Gana com dois e de Moçambique com dois. Moçambique já está eliminado e o Gana pode ainda ser repescado como um dos quatro melhores terceiros.
Na outra partida, quando tudo parecia indicar que o Gana ia vencer e qualificar-se como segundo do grupo, pois vencia por 2-0 aos 90', com um bis de Jordan Ayew, no tempo extra Geny Catamo reduziu e depois assistiu para o golo do empate de Reinildo Mandava (90'+1' e 90'+4'). Um resultado que permitiu a qualificação do Egito, mas que não foi suficiente para qualificar Moçambique ou sequer terminar em terceiro e ambicionar uma repescagem para os "oitavos".