Extremo nigeriano marcou um "hat-trick" na final da Liga Europa vencida pelo emblema italiano na época passada, entregando-lhe o seu primeiro título europeu
Corpo do artigo
Gian Piero Gasperini, treinador da Atalanta, não hesitou na sexta-feira em apontar Ademola Lookman, herói da conquista da primeira Liga Europa da história do clube, como o justo vencedor da Bola de Ouro de 2024, prémio no qual figura na lista de 30 nomeados.
À margem do Festival de Trento, o treinador italiano mostrou-se rendido à qualidade do extremo nigeriano, de 26 anos, que marcou um “hat-trick” na final vencida contra o campeão alemão Bayer Leverkusen (3-0), entregando o primeiro título da sua história à Atalanta. No total da época 2023/24, apontou 17 golos e 10 assistências em 45 jogos.
“A quem daria a Bola de Ouro? Ao Lookman, que permitiu que levantássemos a Liga Europa com a sua magia”, enalteceu Giasperini, frisando que a conquista desse troféu “continua a ser algo excitante” e “foi algo extraordinário que nos deve dar ainda mais força”.
De resto, o treinador explicou o arranque de época algo inconsistente da equipa de Bérgamo, que segue na oitava posição da Serie A ao fim de sete jornadas, com dez pontos, devido às complicações inerentes ao fecho do mercado de verão: “A preparação não foi tão importante como noutros anos. Depois quando começas a jogar é que tiras as medidas”, comentou.