Garnacho escapa a castigo após ter usado "emojis" de gorilas em publicação sobre Onana
O guarda-redes do Manchester United já havia reagido à publicação com naturalidade, saindo em defesa do extremo e pedindo à Associação Inglesa de Futebol (FA) que este assunto "não fosse aprofundado"
Corpo do artigo
Alejandro Garnacho, extremo do Manchester United, não vai ser castigado pela Associação Inglesa de Futebol (FA) depois de ter feito uma publicação nas redes sociais, mais tarde apagada, sobre André Onana, na qual incluiu dois “emojis” de gorilas.
Em comunicado, a FA referiu que ficou “satisfeita” com a justificação de Garnacho e com o “contexto” do seu “post”. Ainda assim, lembrou o jogador das “responsabilidades em relação às postagens nas redes sociais” e ao uso de “emojis” em particular.
"Ouvimos as observações do jogador como parte da nossa investigação e ele explicou que a utilização de dois “emojis” de gorila se destinava a realçar a força e o poder dos seus colegas de equipa - especificamente André Onana e Harry Maguire - na sequência dos papéis fundamentais que desempenharam na vitória do Manchester United sobre o FC Copenhaga", pode ler-se.
"Estamos satisfeitos com a explicação de Alejandro Garnacho e com o contexto que ela fornece, pelo que não iremos instaurar um processo disciplinar nesta ocasião.Também tencionamos entrar em contacto com a Kick It Out (fundação solidária que luta contra a discriminação no futebol) e a PFA (Associação dos Futebolistas Profissionais) para discutir outras potenciais questões relacionadas com a utilização de “emojis” e formas semelhantes de envio de mensagens, bem como a educação que pode ser dada sobre os mesmos”, completam.
A publicação de Garnacho, que esteve online durante cerca de 15 minutos, enalteceu a defesa decisiva que André Onana realizou na cobrança de um penálti do Copenhaga, aos 90+7 minutos, permitindo a vitória por 1-0 dos red devils na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Já depois de esses “emojis” terem dado azo uma polémica, surgiu a informação de que o extremo argentino, de 22 anos, poderia ser alvo de um castigo por parte da FA, apesar de o guardião ter reagido ao caso com naturalidade, saindo em defesa do colega de equipa.
"As pessoas não podem decidir aquilo que me deve ofender. Sei exatamente aquilo que o Garnacho quis dizer: força e poder. Este assunto não deve ser aprofundado", apelou, numa "story" do Instagram em que repetiu a imagem usada pelo extremo argentino.
Recorde a publicação de Garnacho sobre Onana: