Abel Ferreira, que conduziu o Palmeiras até às meias-finais da Taça Libertadores, recusou comprometer-se a um eventual conquista da competição e suceder a Jorge Jesus
Corpo do artigo
O Palmeiras de Abel Ferreira garantiu, na madrugada desta quarta-feira, a presença nas meias-finais da Taça de Libertadores e, em conferência de Imprensa pós-jogo com o Libertad, o técnico resfriou as expectativas quanto a uma eventual conquista da prova.
O treinador português, que apenas sofreu uma derrota em 12 jogos oficiais à frente do Verdão -, salientou que não se pode comprometer a suceder, no caso, ao hómologo Jorge Jesus como vencedor da Taça Libertadores, mas sim em manter a filosofia de trabalho.
"Ainda não ganhámos nada. (...) Nós temos que pensar no próximo dia. Não pensamos se vamos ganhar isto ou aquilo. Como nem [Pep] Guardiola e [Jurgen] Klopp prometem títulos, eu também não posso fazer porque estou muito longe da capacidade que eles têm. Mesmo assim, num ano são campeões e no outro ficam a 20, 30 pontos de diferença. E são os melhores treinadores do mundo. A única coisa que prometo é impor o nosso jogo e fazer o que for para vencer a cada jogo", referiu Abel.
O treinador Abel Ferreira indicou, depois, qual a fórmula necessária para uma equipa poder acrescentar troféus coletivos ao palmarés e atentou para uma das virtudes da estratégia da equipa brasileira.
"Para ganhar títulos, temos de ter a melhor defesa. É a história que o diz. Muitas vezes falam na forma como atacamos, mas eu falo na forma como defendemos. É por aí que temos que andar, é o compromisso de correr para a frente a 100 km/h e para trás a 200 km/h. Enquanto tivermos isso, estaremos mais próximos de ganhar", assegurou o técnico do Verdão.
Abel Ferreira vincou que, ao longo da carreira de treinador, "nunca orientei uma equipa conta qualidade" como a do Palmeiras e que os jogadores estão a "construir um espírito guerreiro" para, eventualmente, "não fazendo um grande jogo, ganhar na mesma". "É assim que se constroem grandes equipas", realçou ainda.
O Palmeiras tornou-se, esta quarta-feira, a primeira equipa a qualificar-se para as meias-finais da Taça Libertadores, ao vencer por 3-0 na receção ao Libertad, na segunda mão dos quartos-de-final. A última vez que ergueu o troféu foi em 1999.