Gala da FIFA que premeia os melhores de 2024. Rúben Dias e CR7, além de Otamendi e Gyokeres, nomeados para a melhor equipa
Corpo do artigo
Realiza-se esta terça-feira, com transmissão online a partir das 17h00 em Portugal, a Gala The Best da FIFA, cerimónia na qual serão premiados os melhores jogadores e treinadores em masculinos e femininos, entre outras distinções.
Ao contrário do que vem sendo habitual nos últimos anos, desta vez não há qualquer futebolista português nos nomeados para o The Best de Jogador do Ano. Há, ainda assim, dois internacionais lusos candidatos ao 11 do ano, eleito pelos associados da FIFPro, o sindicato internacional de jogadores. Entre 22 defesas, consta o nome de Rúben Dias (Manchester City), assim como o de Otamendi, central argentino que representa o Benfica. Já nos avançados, em igual números de nomeados, encontramos Cristiano Ronaldo (Al Nassr) e também o sueco Gyokeres, do Sporting.
Já na corrida a Jogador do Ano há apenas 11 futebolistas e a lista é dominada pelo Real Madrid com seis, embora um deles, Kroos, já tenha dado por terminada a carreira no verão, e outro, Mbappé, só tenha chegado em julho após finalizar o contrato com o PSG. Em relação aos favoritos a saírem da gala com o troféu, há três nomes mais fortes: o brasileiro Vinícius e o seu colega inglês Belligham, ambos do campeão europeu e espanhol, além de Rodri, já este ano vencedor da Bola de Ouro, campeão de Inglaterra com o Man. City e da Europa com a Espanha. Refira-se a diferença de 20 anos entre Messi e Yamal, mais velho e mais novo candidatos, respetivamente.