Futuro de Xavi colocado em causa após palavras que não caíram bem a Laporta
Alguns meios de comunicação em Espanha avançam mesmo que o treinador pode estar de saída do Barcelona no final da época
Corpo do artigo
Apenas três semanas depois de ter revertido a sua decisão de deixar o comando do Barcelona no final da época, o futuro de Xavi volta a motivar dúvidas em Espanha.
Alguns meios de comunicação espanhóis chegam mesmo ao ponto de avançar que há “luz verde” para o clube procurar um novo treinador para a próxima época, com uma viagem de Deco a Portugal a incluir até o nome de Sérgio Conceição, mas o que motivou esta instabilidade repentina?
De acordo com o jornal Marca, em causa está um grande descontentamento de Joan Laporta com um desabafo que Xavi soltou após a vitória da equipa frente ao Almería (2-0), visando a frágil situação económica do clube.
O técnico espanhol salientou que esse é o principal aspeto que impede o Barcelona de competir lado a lado com o Real Madrid e com os restantes gigantes europeus na Liga dos Campeões, num discurso que terá sido encarado como pouco ambicioso por parte do presidente catalão.
Além disso, Laporta também sentirá que estas palavras de Xavi não vão de encontro às conversas que ambos tiveram antes de o técnico ter voltado atrás na sua decisão de sair do clube, tal como o facto de ter dito que não previa a contratação de Vitor Roque em janeiro, isto depois de ter aprovado a sua chegada nessa altura.
“Estou a tentar, mas penso que os sócios e adeptos do Barcelona devem perceber que a nossa situação é complicada, sobretudo ao nível económico, para competirmos com os nossos máximos concorrentes, tanto em Espanha como na Europa. Temos uma situação económica que não tem nada a ver com a de há 25 anos. Antes, o treinador do Barça dizia: ‘Quero este, este e este’. Isso agora já não é assim, estamos na mesma situação de clubes que estão com o fair play, então o barcelonista tem de entender – como eu entendo, e falei com o presidente e Deco sobre isso – que nos vamos agarrar a isto. Isto não significa que não queremos competir ou lutar por títulos, mas é essa a situação atual do Barça, por isso os adeptos devem entender que precisamos de estabilidade, de tempo, para que façamos coisas boas para competir”, foram as declarações em questão.
Ainda assim, a fonte refere que um eventual despedimento de Xavi no final da época não está a ser discutido na direção do Barcelona, apesar de as suas palavras não terem agradado mesmo nada ao líder máximo do clube.