Fugiu a FC Porto e Sporting, assinou pelo Flamengo e os números comprovam aposta
Gustavo Henrique é um reforço a sério com entrada direta no onze do Flamengo.
Corpo do artigo
Gustavo Henrique esteve na órbita de FC Porto e Sporting, mas foi o Flamengo a conseguir contratar o central do Santos. E a aposta está certa. Nos números defensivos da melhor equipa do Brasil da atualidade, Gustavo aparece em vários rankings e é destaque comum.
Tem números melhores, inclusive, do que Pablo Mari, espanhol que saiu para o Arsenal. Mas isso também se explica pelo período de comparação: Gustavo apanhou sempre Jorge Jesus, Pablo fez boa parte da época anterior antes de o treinador português chegar. Como havíamos referido há duas semanas, quando isolámos Gabriel Barbosa, Vitinho ou Arrascaeta como destaques ofensivos do Super Mengão, voltamos hoje para sublinhar os defensivos.
Os laterais Rafinha e Filipe Luís acabam por ser os jogadores que se repetem: estavam entre os mais desequilibradores no ataque, são dos mais regulares na defesa, especialmente quando toca a defender em 1x1, em ganhar duelos individuais ou em definir ações defensivas. Há outro lateral em várias listas: o promissor Renê, que às vezes Jesus já lança em vez de Filipe Luís.
Voltando a Gustavo Henrique, é quem mas recuperações soma, um dos melhores a intercetar também. E um dado curioso: quase todos os defesas pioraram os números em relação ao período homólogo pré-Jesus. Porquê? Essencialmente porque o Flamengo ataca agora muito mais.