Francisco Neto acredita que Portugal pode criar "muitos problemas" à Alemanha
Técnico, em antevisão ao duelo de apuramento contra uma adversária de renome, expressou confiança em função do "crescimento" e do "respeito conquistado"
Corpo do artigo
O selecionador feminino, Francisco Neto, acredita que as jogadoras podem criar "muitos problemas" à Alemanha, na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023, pretendendo conquistar pontos que permitam manter os objetivos intactos.
"Nunca temos uma postura conservadora, mas não quer dizer que, em momentos de jogo, não a tenhamos, pois isso também é sinónimo de inteligência. Queremos disputar o jogo e procurar, com as nossas armas, criar muitos problemas à Alemanha", principiou o treinador, aos jornalistas.
Francisco Neto socorreu-se da segunda parte do encontro no Estádio de São Luís, em Faro, que terminou com um triunfo das germânicas, por 3-1, com três golos apontados na primeira meia hora, e num dos jogos frente à Noruega, na Algarve Cup, com triunfo luso (2-0), para mostrar que Portugal pode ambicionar lutar com as maiores potências.
"Não é fácil, vamos jogar contra uma das potências do futebol europeu, mas Portugal tem crescido e as equipas têm cada vez mais respeito. É um respeito que temos conquistado dentro de campo e queremos continuar", referiu.
Numa dupla jornada com Alemanha, campeã mundial em 2003 e 2007, e Bulgária, Francisco Neto considerou serem dois jogos "com um padrão completamente diferenciado", mas o selecionador mantém o intuito de chegar a setembro a depender de si para o apuramento direto ou "play-off".
"Neste momento, dependemos de nós, no mínimo, para chegar ao "play-off" e é a isso que também nos agarramos. Temos de fazer um bom jogo na Alemanha e conquistar pontos. É isso que vamos procurar fazer no sábado", sublinhou o técnico.
Apesar de ainda achar "grande" o nível e a distância entre a equipa das Quinas e as germânicas, Francisco Neto crê que "é possível ser competitivo, organizado e acreditar até ao fim" na vitória, assente na "vontade, coragem e caráter que as jogadoras têm".
"Esta comunidade que as jogadoras criam é uma das grandes mais-valias, pois quem acompanha esta seleção sente que nenhuma jogadora joga sozinha. Um dos grandes problemas frente à Alemanha foi o excesso de solidariedade umas com as outras, que, às vezes, também é prejudicial na dinâmica. O grupo conhece-se muito bem, está junto há muitos anos, respeitam o espaço umas das outras e têm crescido imenso como jogadoras e como mulheres", disse o selecionador, de 40 anos.
Portugal defronta a Alemanha no sábado, em Bielefeld, pelas 15:10 (hora de Lisboa), e recebe a Bulgária quatro dias depois, em 12 de abril, no Estádio Cidade de Barcelos.
A quatro jornadas do final do apuramento, a Alemanha lidera o grupo H, com 18 pontos (em seis jogos), seguida de Sérvia, com 15 (sete), Portugal, com 13 (seis), e da Turquia, com 10 (sete). Israel e Bulgária seguem em quinto e sexto, respetivamente, ambas sem qualquer ponto nos seis encontros disputados.
Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se diretamente para a fase final do Mundial'2023, enquanto os segundos colocados terão de disputar um 'play-off' de qualificação.