Fórum das Ligas Mundiais insta FIFA a desistir da realização bienal do Mundial
Órgão, que agrega 42 ligas mundiais, denota que ideia "destruiria valor" da modalidade e recorda que alteração ao calendário necessita de aval geral
Corpo do artigo
A eventual realização do Campeonato do Mundo de dois em dois anos tem mais um opositor assumido. O Fórum das Ligas Mundiais (WLF) pediu à FIFA para desistir da ideia danificadora de encurtar a periodicidade da competição de seleções.
"O Fórum das Ligas Mundiais pede à FIFA que abandone, inequivocamente, a sua proposta bienal do Campeonato Mundial, uma vez que é indesejada pelos adeptos e destruiria o valor do futebol a todos os níveis", afirmou o presidente Enrique Bonilla.
O dirigente máximo do WLF, que dá eco, assim, à manifestação contestatária da Associação Europeia de Clubes, feita na semana passada, recordou que uma eventual alteração do calendário competitivo necessita do aval geral de várias entidades.
"Nenhuma decisão sobre o calendário de jogos pode ser tomada sem o acordo das ligas, dos seus clubes membros e dos jogadores que fornecem as bases para o futebol", completou Enrique Bonilla, líder de um órgão que agrupa 42 ligas mundiais.
O WLF é a mais recente organização a rejeitar a realização bienal do Mundial, ideia lançada pela FIFA e que tem sido defendida publicamente pelo diretor técnico Arsène Wenger, juntando-se à UEFA, CONMEBOL, ECA, entre outras entidades desportivas.
Ademais, um relatório, divulgado em 24 de novembro pelo WLF, indicava que os Mundiais bienais acarretariam avultado prejuízos para clubes, campeonatos nacionais e provas continentais cifrados entre cinco a oito mil milhões de euros/ano.