Fortuna Dusseldorf cancela transferência de israelita: "Uma ferida aberta"
Avançado Shon Weissman já não será reforço do clube alemão
Corpo do artigo
O Fortuna Dusseldorf anunciou que cancelou a transferência de Shon WWeissman, avançado israelita do Granada, por comentários anti Palestina do jogador.
"Analisámos cuidadosamente o perfil de Shon Weissman e decidimos não o contratar", escreveu o clube alemão.
Weissman, de 29 anos, já tinha feito os exames médicos. Contudo, o Fortuna descobriu frases como "riscar Gaza do mapa" ou "lançar 200 toneladas de bombas" sobre o território palestiniano, nas redes do jogador do Granada, abortando a operação.
O jogador apagou entretanto essas publicações e explicou-se: "Sou filho de uma nação que ainda sofre com os horrores de 7 de outubro. Esse dia negro, em que famílias inteiras foram assassinadas e sequestradas, continua a ser uma ferida aberta para mim, como pessoa, como israelita e como atleta que representa o meu país. É possível e necessário opor-se aos danos causados a pessoas inocentes de ambos os lados. Mas não permitirei que me retratem como alguém que promoveu o ódio com três gostos e um comentário que foi imediatamente eliminado. Se isso é difícil de aceitar para alguns, eles deveriam rever o que aconteceu no dia 7 de outubro. Embora aceite as críticas, dói-me que não tenha sido considerado o contexto completo. Num momento de angústia nacional e pessoal, continuo comprometido com os valores da humanidade, do espírito desportivo e do respeito mútuo. No final das contas, uma pessoa estará sempre com o seu país, aconteça o que acontecer. Nenhum estrangeiro pode realmente entender o que passamos. A lealdade não está em discussão, especialmente quando o seu povo ainda está a enterrar os seus mortos. Sou profundamente grato pelo apoio que recebi das pessoas que realmente me conhecem. Continuarei a levar com orgulho a bandeira de Israel onde quer que eu jogue".