Apostadores investiram forte que o Castellón começaria a perder e depois dava a volta ao resultado, o que acabou por verificar-se.
Corpo do artigo
O jornal El Mundo denunciou esta terça-feira a existência de "fortes suspeitas" quanto à manipulação do resultado do jogo Paterna - Castellón, disputado no passado dia 20 de dezembro e a contar para o quarto escalão do futebol espanhol.
O El Mundo escreve que as apostas em redor desta partida foram duas mil vezes superior à média habitual para jogos deste escalão, o que desde logo levantou suspeitas.
O jornal apresenta depois a variação dos resultados em conjunto com o dinheiro movimentado, reforçando a sua desconfiança sobre a manipulação do resultado.
O jogador Ángel Roberto Amarilla é também acusado de ter tido comportamentos estranhos, nomeadamente nas ações defensivas.
"Foi uma das situações mais incríveis que vi nos últimos anos", declarou ao jornal Francesco Baranca, presidente da Federbet, que analisou o jogo para a liga espanhola.
O jornal esclarece que, para este jogo, os apostadores, "muitos deles asiáticos", mostraram uma "inusitada confiança" em três fatores:
1- "Que o Paterna não iria ganhar o jogo";
2- "Que o Castellón ia começar a perder, mas que depois empatava e acabaria por vencer";
3- "Que o jogo iria ter pelo menos três golos";
Todos estes pressupostos se realizaram, acabando o Castellón por vencer por 2-1.