Football Leaks: contratações de menores são nova dor de cabeça para o Mónaco
Documentos obtidos pelo Football Leaks, aos quais o Der Spiegel teve acesso e divulgados pela Mediapart.
Corpo do artigo
O Mónaco terá desobedecido a regras para recrutamento e contratação de menores, segundo os documentos obtidos pelo Del Spiegel em colaboração com o Football Leaks e depois analisados pela rede europeia de investigação jornalística (EIC) e revelados pela Mediapart.
O emblema monegasco terá oferecido recompensas à família de um jovem talento de 12 anos, nomeadamente 15 mil euros, além de apoio escolar e subsídios de renda, tendo depois oferecido o mesmo valor [15 mil euros] à família de um outro jovem, de 14 anos. Tudo isto tendo em conta que um jogador não pode assinar um contrato na formação até aos 15 anos.
Segundo a lei, um contrato com um menor "não dará lugar a nenhuma remuneração ou compensação, nem a concederá nenhum benefício a favor de uma pessoa física ou jurídica que atue sobre o nome e em nome do menor".
Além destes dois casos, é também revelada outra operação na qual o Mónaco se comprometia a encontrar trabalho para os pais de dois jovens.
Segundo o clube, "o objetivo é mantê-los na esperança que se juntem à equipa profissional", algo que é refutado pelos documentos obtidos pelo Football Leaks.
Em conclusão, é ainda dado a conhecer um outro escândalo. Em 2015, o clube terá pago (com recurso a alguns truques) uma comissão aos agentes de um jogador de 16 anos, algo que é teoricamente proibido em transferências de menores.
Os advogados dos agentes terão sugerido uma recompensa de uma suposta missão de scouting (deteção de jovens talentos), mas o clube considerou-a uma solução bastante perigosa, dando outras ideias. "O jogador vai viver no Mónaco e não pagará os impostos, por isso será capaz de pagar o dinheiro ao agente", sugeriu o diretor jurídico do clube, enquanto um adjunto da Direção Geral propôs outra ideia ao presidente Vadim Vasilyev: "Talvez possa encontrar uma solução com o agente Jorge Mendes e cobrar a comissão numa transferência realizada pelo próprio agente".