Fontaines D.C. junta-se ao clube Bohemian FC e lança camisolas solidárias para Gaza
Vendas do terceiro equipamento do clube irlandês reverterão para ajudar as vítimas em Gaza
Corpo do artigo
Fontaines D.C, a banda de Dublin, das mais destacadas no panorama rock da atualidade, reconhecida e gabada pela frescura em palco, suportada na inquietação das letras, atacando temas sociais e reivindicativos, pregando o seu toque irish, musculado e interventivo sobre a sobranceria inglesa, banda querida em Portugal, que teve a honra de encerrar a última edição do Festival Paredes de Coura, associou-se nos últimos dias a uma campanha solidária para angariação de verbas para ajuda médica e humanitária a Gaza, no que toca a reabilitação das valências hospitalares e na canalização de mais medicamentos para o cenário dantesco que vai afetando milhares de crianças e civis, em geral.
Associação literalmente desenhada, através da nova camisola do Bohemian FC, terceiro equipamento oficial para 2025, tratando-se de um dos mais emblemáticos clubes irlandeses, 10 vezes campeão, que também carrega bandeiras inclusivas, fraternas e generosas nas intenções contra ocupações, usurpações e subjugações variadas, patrocinando a harmonia civilizacional.
O encontro dos dois mundos foi fácil, apoiado noutra ação em 2021, então numa busca de esperança para os sem-abrigo de Dublin, assinalando-se a convergência de ideias e dos meios para estimular encontros e abraçar causas.
Desta feita, a pincelada foi dada numa nova indumentária para o Bohemian FC, pensada e esboçada pelo designer Carlos O'Connell, guitarrista do Fontaines D.C. em proximidade com os designers do clube. Nota artística, pois promove também o álbum 'Romance' lançado já este ano, em tributo nobre, pela emergência humanitária em Gaza, sendo que 30 por cento das verbas adquiridas na compra destas camisolas revertem para a martirizada zona da comunidade palestiniana. Esta edição limitada é colocada à venda no estádio este fim-de-semana, disponível para os sócios.
A camisola apresenta uma tonalidade azul clara, uma parte subtil rosa e alguns detalhes como a inscrição nas costas na zona do pescoço “I Thought it was love”. Na bainha surge a delicada homenagem à Palestina com uma bandeira bordada com a menção 'Saiorce don Phalaistin', expressão tipicamente irlandesa para 'Palestina Livre'.
Para o Bohemian FC é mais um grande golo no seu ativismo social, que tem tido a Palestina como foco muito recorrente. Em Maio foi recebida no Dalymount Park a equipa feminina da Palestina, no primeiro jogo de uma equipa oficial do território hostilizado em espaço europeu. O apoio aos refugiados e à comunidade LGBT também já foi estampado em camisolas.