Foi titular na final da Taça UEFA contra o FC Porto e está internado em hospital psiquiátrico
Bobo Baldé, defesa-central que fez carreira no Celtic, foi internado num hospital psiquiátrico após ter estado durante três dias nas imediações de uma escola primária em França a fazer "comentários perturbadores"
Corpo do artigo
Bobo Baldé, defesa-central que jogou durante oito anos no Celtic, além de ter passado por Cannes, Toulouse e Valenciennes, entre outros, foi internado num hospital psiquiátrico. O internacional pela seleção da Guiné Conacri (60 jogos realizados) apareceu numa escola primária de Marselha na terça, quarta e quina-feira e fez "comentários perturbadores". Um pai de uma criança que frequente aquele estabelecimento de ensino acabou por esmurrar e atropelar o antigo futebolista, de 49 anos.
Segundo o jornal francês La Provence, Bobo Baldé repetiu várias vezes que tinha uma missão por realizar antes de morrer.
"É uma pessoa muito simpática, mas começou a fazer comentários um pouco incoerentes, mesmo na esquadra da polícia. Mas ele não quis apresentar queixa, afirmando que o seu comportamento poderia ter preocupado os pais dos alunos", disse fonte da polícia de Marselha ao jornal referido.
O esquerdino foi titular na final da Taça UEFA de 2002/03, em que o Celtic perdeu pr 3-2 frente ao FC Porto. Foi expulso no período de prolongamento, aos 95 minutos.
No Celtic fez 232 jogos e venceu dez troféus. Depois de pendurar as botas, aventurou-se na carreira de treinador, orientando o CA Gombertois, de Marselha, entre 2019 e 2019. Assumiu depois os Sub-20 da Guiné Conacri, entre 2019 e 2021.
A expulsão de Bobo Baldé na final da Taça UEFA [ver a partir do 1:48 minutos].