Depois de um dirigente do Barcelona ter insultado Vinícius Jr. durante a vitória do Real Madrid em Braga, na Liga dos Campeões, o presidente dos merengues terá decidido não assistir presencialmente ao El Clásico que a sua equipa vai disputar no sábado, em casa catalã.
Corpo do artigo
O jornal Marca avança que Florentino Pérez decidiu não assistir presencialmente ao El Clásico que o Real Madrid vai disputar no sábado (15h15), em casa do Barcelona, depois de Mikel Camps, porta-voz adjunto da direção dos catalães, ter insultado Vinícius Jr. durante a vitória contra o Braga (2-1), na Liga dos Campeões.
“Não é racismo, merece uma bofetada por ser palhaço e preguiçoso. O que representam estas "bicicletas" desnecessárias e sem sentido no centro do campo?”, escreveu o dirigente numa publicação no X, antigo Twitter, gerando imediatamente polémica em Espanha.
Na sequência dessa decisão, que carece de confirmação oficial por parte dos merengues, Joan Gaspart, antigo presidente do Barcelona, reagiu com críticas para o dirigente máximo do Real Madrid, salientando que os catalães, através do vice-presidente Rafa Yuste, já pediram desculpa pelo episódio.
"Que mais quer? Que nos ponhamos de joelhos a pedir-lhe perdão? De quê? Por um dirigente ter dito algo de que não gostou e que eu, pessoalmente, entendo que não o tinha de fazer? Ele fê-lo. E quê?", questionou, em direto para o programa "El Larguero", da rádio Cadena SER.
"Isto justifica que toda uma instituição como o Real Madrid faça com que o seu presidente não venha a um jogo? Por favor... sejamos sérios. O senhor Florentino Pérez é uma pessoa estupenda como presidente e empresário, mas neste caso está a falhar-me", prosseguiu Gaspart.
"A minha pergunta em voz alta para Florentino Pérez é... que mais queres? Se esta é a razão pela qual não vens sábado... que mais queres? Se esta é uma desculpa porque não querias vir e este dirigente brindou-te ao dizer algo incorreto... bem, di-lo", concluiu.
Numa entrevista anterior, Gaspart, que presidiu o Barcelona entre 2000 e 2003, já havia considerado que a possível ausência de Florentino Pérez, a confirmar-se, será desprestigiante para o El Clásico.
"Florentino é um grande senhor enquanto pessoa. Não entro como presidente do Real Madrid, que já sabemos o que aconteceu com Figo. Ele falhou-me, não é o seu estilo. Ele conhece a história e já sabe que não se cometeu nenhuma ilegalidade. Porque é que o Barça e o Madrid não podem sentar-se a comer num palco? Se eu fosse presidente do Barcelona, ele iria [ao jogo]", assegurou, em direto para a rádio RAC1.