Estudo da Globoesporte avaliou interesse dos brasileiros por futebol
Corpo do artigo
"Qual a equipa por que torce?" e "Qual a equipa que mais odeia." Eram apenas estas as perguntas de um inquérito levado a cabo pelo Instituto Paraná Pesquisas, para o site Globoesporte.com, e que avaliou os gostos de 4066 entrevistados.
O objetivo era claro. Descobrir qual o clube com mais adeptos e, ao mesmo tempo, o mais odiado pelo fãs dos outros clubes.
Comecemos pelo lado positivo. Com 16,5% das preferências, o Flamengo é o clube com mais adeptos, logo seguido do Corinthians (13,6%) e São Paulo (7,9%). Mais abaixo estão Palmeiras (5,6%), Vasco da Gama (4,5%), Cruzeiro (4%), Grémio (3,3%) e Santos 3,2%).
No outro lado, dos clubes mais odiados, o Corinthians é líder destacado, com 14,6% dos votos. Logo a seguir, mas longe, vem o Flamengo (8,6%), Vasco da Gama (5,9%), Palmeiras (5,3%), São Paulo (3,2%), Atlético Mineiro (1,9%), Cruzeiro (1,6%), Internacional (1,6%) e Grémio (1,4%).
Curiosas são as respostas neutras com 19,4% a confessarem que não torcem por qualquer clube, enquanto 46,9% destacam que gostam de todas as equipas, sem ódio.