Figo, um conselho a Mbappé e as opiniões sobre a Superliga e o Euro'2024: "Digo-o sinceramente..."
Declarações de Luís Figo, antigo internacional português, em entrevista concedida ao jornal "Marca"
Corpo do artigo
Opinião sobre a Superliga: "Eu gosto das competições se houver veracidade e mérito desportivo. Eu sou do Real Madrid e não tenho nada contra o Real Madrid. Não estar de acordo não significa estar contra. O que vejo é que um jogador como eu, que comece a jogar no Sporting, conforme está feita a Superliga, nunca vai ter oportunidade de jogá-la. O meu sonho sempre foi jogar uma Champions, porque a via na televisão e dizia: 'Quero ser como estes'. Então, a Superliga, segundo tenho entendido, não permite que um jogador que começa com 22 anos no Sporting possa ter acesso à máxima competição. Achas que essa é uma competição que eu deva apoiar se eu vivi outro processo? E o que acontece com as ligas nacionais? Vão matá-las. O que acontece com o Osasuna e as outras equipas? O que acontece com os jovens e o futebol feminino? Por tudo isto, não posso estar de acordo com uma competição como a Superliga e não estarei nunca."
Bellingham teria espaço numa equipa com Figo, Zidane, Raúl e Ronaldo? "Talvez não, mas nunca se sabe... Estou a brincar. Não sei. Nós tivemos o que tivemos, uma geração maravilhosa, tínhamos uma equipaça. Jogadores como ele têm sempre espaço."
Barcelona está no seu pior momento? "O Barcelona é uma equipa de topo mundial e a instituição fica sempre, mas seguramente cometeram muitos erros de gastos e estão como estão. Desportivamente não estão a ser regulares, mas há sempre que tê-los em conta e respeitar."
Caso Negreira: "Que vou dizer? Tem de ir-se até ao fundo e tem de haver consequências, porque é muito grave."
Teria ido para a Arábia Saudita? "Não sei. Depende do momento, da necessidade, do projeto... Depende de muitas coisas. Não critico os que estão lá, porque cada um é dono da sua vida e pode fazer o que quiser. É uma liga que está a investir muito para dar um passo à frente e que por isso está a fazer todos os possíveis para levar jogadores importantes. Tem o tema da adaptação, que é um tema pessoal. Eu respeito todos os que foram para lá."
Conselho a Mbappé: "Que seja feliz"
E ao Real Madrid? "Que seja feliz, isso é o mais importante na vida. Eu procurei a minha felicidade e tive a sorte de vir para o Real Madrid e de estar cinco anos."
Portugal no Euro'2024: "É uma das melhores competições do mundo, e não o digo porque estou na UEFA, mas sim pelo nível das seleções e dos jogadores que competem nela. Nós [Portugal] temos uma das melhores seleções do mundo, digo-o sinceramente, com muito talento e experiência. Somos uma das seleções favoritas a ganhar o título, com França, Inglaterra... E também estão as de sempre, com Espanha, Alemanha, Bélgica... Acho que vai ser uma competição muito boa, sinceramente, e oxalá que Portugal possa sair campeão."