Figo, Rui Costa e Ronaldo "Fenómeno" à conversa sobre a final da Champions
As três lendas do futebol protagonizaram uma conferência promovida pelo Santander e fizeram a antevisão do jogo de domingo entre Bayern e PSG.
Corpo do artigo
LUÍS FIGO
Importância da final: "Nasces e cresces a olhar para os teus ídolos e sonhas, um dia, chegar à final da maior competição de clubes do mundo. É um sonho tornado realidade porque é a competição que te dá mais prestígio no mundo. Por tudo isso é o objetivo de qualquer profissional. É onde estão os melhores do mundo. (...) Os jogadores são conscientes que podem fazer história. Depois da eliminatória frente à Atalanta, e de ter ganho daquela forma, o PSG uniu-se. Eles podem fazer história, porque nunca ganharam a Champions. Creio que será uma final autêntica de Champions pela qualidade e talento individual de todos. Vai-se decidir nos mínimos detalhes".
RUI COSTA
A vitória mais importante da carreira: "Ganhar esta Taça é o culminar de uma vida a lutar por este troféu. Tive a felicidade de a ganhar com 31 anos. Não posso dizer que, após levantar a taça, dá vontade de dizer: 'está feito', porque ainda fui à outra final. Mas ganhar a primeira Champions com aquela idade é um sentimento difícil de explicar de tão bom. Ainda por cima teve um sabor especial, porque foi num clássico frente à Juventus. Foi a conquista mais importante da minha vida".
Sobre o PSG, estreante em finais: "A ideia que passava do PSG era a de um grupo ao qual faltava sentido coletivo, mas tive oportunidade de ver os jogos e surpreendeu-me a união e o respeito pelas posições que há de cada um. A componente coletiva de defender o trio de ataque surpreendeu-me bastante atendendo ao que passava cá para fora. Foi assim que ganharam à Atalanta. Só uma equipa ligada a nível coletivo consegue dar a volta a esse jogo".
RONALDO
Sobre Neymar: "Neymar precisa deste título para poder concorrer ao título de melhor jogador do mundo. Os critérios sempre foram bastante claros. Os títulos são muito importantes para quem vota e, se ele quer e deseja esta distinção individual, tem de conseguir a Champions".