Figo e a Seleção: "Quando cheguei nem se pensava em ganhar um Europeu ou Mundial"
Antigo internacional português recordou a carreira no podcast de Iker Casillas, "Bajo los Palos"
Corpo do artigo
Grande Seleção, com Figo, Rui Costa, Sérgio Conceição, João Pinto, Vítor Baía... que não conseguiu nenhum título: "Agora, a frio, vejo a parte positiva. Gostava de ter dado um título a Portugal com essa geração. O futebol tira e depois dá. Analisando o meu trajeto na Seleção, quando cheguei à principal, Portugal não pensava sequer que podia ganhar um Europeu ou Mundial. Portugal estava sempre a sofrer para conseguir algo importante. Houve uma transformação quando começaram a sair jogadores para o estrangeiro, deu experiência e ajudou a construir o que perdura até hoje. Gostava de ter ganho um título, acho que merecíamos, mas poucos ganham a nível de seleções. Tivemos a oportunidade e não conseguimos, em 2002 e 2004. E uns anos depois levantámos um troféu. Não foi a nossa geração, mas deu frutos e desfrutamos."
O futebol português: "Vejo um campeonato, que não está... não pode competir com o espanhol em diretos televisivos. Não movimenta o mesmo que Espanha ou Inglaterra. Mas produz muitos talentos, exporta muitos jogadores. Não podem competir com as grandes potências e têm de apostar na formação."
Que jogo gostaria de voltar a disputar? "A final da Champions em Glasgow. Estava f... Tinha o tornozelo aleijado. Joguei meia época com dor, infiltrado... Depois veio essa final e nesse ano foi o Mundial da Coreia do Sul e do Japão. Por isso, quiçá a final da Champions ou o Mundial a cem por cento."
Recorda o roubo a Portugal nesse Mundial? O que queria fazer e o que sentia nesse momento? "Sentes impotência. Sentes que te estão a roubar!"
Primeiro foi Portugal, depois Itália e depois Espanha: "Às vezes vejo situações no campo em que reages a quente. Depois vês a frio e dizes 'o que é que fizeste, que má imagem...' Mostraram-me imagens minhas a protestar e eu 'que vergonha'."