O ministério da Justiça suíço confirmou hoje ter congelado contas de vários milhões de francos suíços depositados em bancos helvéticos, na sequência das investigações de corrupção à FIFA.
Corpo do artigo
A medida foi tomada após um pedido das autoridades norte-americanas, que pretendem ter acesso a documentos de 50 contas em vários bancos suíços.
A justiça norte está a investigar o alegado pagamento de subornos a dirigentes da FIFA pagos por empresas de direitos de comercialização de torneios de futebol, em particular da América Latina e do Norte.
A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Joseph Blatter como presidente do organismo máximo do futebol mundial, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou à acusação de 14 dirigentes e ex-dirigentes.
Alguns dos dirigentes acusados já foram extraditados para os Estados Unidos, e outros ainda estão detidos na Suíça a aguardar uma decisão da justiça helvética sobre os recursos apresentados pelos implicados.