FIFA estuda alterações no VAR: Olho de Falcão e pedidos de revisão de jogadas como no ténis e na NBA
Revelações de Gianni Infantino no 74.º congresso da FIFA que decorre em Banguecoque
Corpo do artigo
Com a arbitragem constantemente a dominar as polémicas relacionadas com os jogos de futebol, Gianni Infantino, presidente da FIFA, revelou no 74.º Congresso do organismo, em Banguecoque, que estão a estudar alterações ao VAR e não só.
"Pretendemos desenvolver e melhorar o VAR. 65 federações já implementaram o VAR. Foi criada uma tecnologia mais básica, com menos câmaras e sem a necessidade de árbitros, por isso será mais acessível para todos. O sistema já está a ser testado", informou.
Uma das medidas passa por os treinadores poderem pedir dois "desafios" ao VAR por jogo. Assim, após pedido de análise de uma jogada, se tiverem razão e a decisão foi alterada, continuam a ter dois desafios por pedir. Situações semelhantes já se verificam na NBA, em basquetebol, e no ténis.
Outra medida é o Olho de Falcão como no ténis: "Haverá Olho de Falcão na linha de golo. Os treinadores podem pedir a ajuda do VAR duas vezes. E os jogadores pedir ao seu treinador para solicitar a revisão. Se se muda a decisão inicial, continuarão a ter dois pedidos por fazer."
Estas medidas já foram testadas recentemente num torneio juvenil, na Suíça. "O resultado foi muito positivo. O nosso objetivo é continuar a testar este novo sistema, especialmente nas nossas provas juvenis", afirmou Pierluigi Collina, diretor da arbitragem da FIFA.