Chile e Peru podem ainda recorrer para o TAS, mas, para já, os equatorianos parecem ter lugar mais ou menos garantido na competição
Corpo do artigo
Parece estar desfeita a dúvida quanto à eventual presença do Equador no Mundial do Catar. A FIFA confirmou o parecer original do Comité de Disciplina e recusou os recursos de Chile e Peru sobre o caso Byron Castillo.
"Após analisar a documentação recebida das partes e realizar a audiência correspondente, o Comité de Apelo ratificou a decisão do Comité Disciplinar e encerrou a investigação do caso iniciado contra a federação equatoriana", lê-se num comunicado da FIFA
O organismo que rege o futebol mundial tinha referido que o recurso estaria a conduzido por três juízes, que acabaram por decidir dar razão ao Equador no caso e, assim, permitir o apuramento da seleção para o Campeonato do Mundo.
15168551
O caso voltou a ganhar força no início desta semana, quando o jornal britânico o Daily Mail publicou um áudio, alegadamente de Byron Castillo, em que o atual lateral direito do Léon (equipa mexicana treinada pelo português Renato Paiva) assume ter nascido na Colômbia e também de ser três anos mais velho do que está registado (nasceu em 1995 e não 1998).
Agora, Chile e Peru poderão recorrer para o TAS.
FIFA Appeal Committee passes decision on eligibility of player Byron David Castillo Segura
- FIFA Media (@fifamedia) September 16, 2022
▶️ https://t.co/PLMHOL0ARb pic.twitter.com/2bXTvD9jCL