FIFA confirma prémios do Mundial de Clubes: vencedor recebe mais que na Liga dos Campeões
Benfica e FC Porto vão participar na prova, de 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos. Infantino anunciou bolo de 926 milhões de euros
Corpo do artigo
Gianni Infantino, presidente da FIFA, confirmou o "prize money" do Mundial de Clubes que se realiza este verão nos Estados Unidos e que contará com a presença de Benfica e FC Porto.
A organização terá decidido distribuir 100% do rendimento da competição, cerca de 926 milhões de euros (mil milhões de dólares). A FIFA prevê receitas globais a rondar os 1 860 milhões de euros, entre direitos televisivos e comerciais, e cerca de metade será para cobrir o custo total da organização do torneio.
Na distribuição de verbas aos clubes, há três partes: os clubes europeus participantes - que obterão uma parcela maior -, os não europeus participantes e os não participantes - que receberão uma verba por mecanismo de solidariedade. Haverá bónus por participação e por desempenho. No mínimo, os clubes europeus deverão receber uma verba a rondar os 20 milhões de euros e o vencedor pode chegar a arrecadar até 100 milhões de euros, mais do que o estimado pela conquista da Liga dos Campeões.
NOTA: Texto atualizado às 20h34