Depois de o país do Médio Oriente ter sido o único a apresentar a sua intenção de organização do torneio, Gianni Infantino, presidente da FIFA, confirmou a atribuição desse Mundial
Corpo do artigo
Gianni Infantino, presidente da FIFA, confirmou esta terça-feira, por via de uma publicação nas redes sociais, que a Arábia Saudita vai organizar o Mundial'2034, depois de o país do Médio Oriente ter sido o único a apresentar a sua intenção de organizar essa edição do torneio.
"O maior espetáculo da Terra será organizado pelo Canadá, México e Estados Unidos em 2026 - na América do Norte. As duas próximas edições do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA serão organizadas em África (Marrocos) e na Europa (Portugal e Espanha) - com três jogos comemorativos disputados na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai) - em 2030 e na Ásia (Arábia Saudita) em 2034. Três edições, cinco continentes e dez países envolvidos na organização de jogos do torneio - isto é que é tornar o futebol verdadeiramente global!", começou por destacar, numa publicação no Instagram.
"Os processos de candidatura foram aprovados por consenso pelo Conselho da FIFA - onde estão representadas as seis confederações - após um diálogo construtivo e uma ampla consulta. Obrigado a todos que participaram desse intercâmbio positivo. O futebol une o mundo como nenhum outro desporto, e o Campeonato do Mundo da FIFA é a montra perfeita para uma mensagem de unidade e inclusão, além de constituir uma importante ilustração de como diferentes culturas podem estar juntas e podem aprender e compreender-se melhor umas às outras", prosseguiu
"Numa altura em que vivemos num mundo cada vez mais dividido e agressivo, mostrámos mais uma vez que o futebol, o principal desporto mundial, une como nenhum outro. Todos nós precisamos destas ocasiões de união e os próximos Campeonatos do Mundo da FIFA constituem uma força única para o bem neste domínio", rematou o dirigente máximo da FIFA.
Recorde-se que a FIFA anunciou esta terça-feira que a Arábia Saudita foi o único país a apresentar a sua declaração de intenção de organizar o Mundial'2034, depois de a Austrália ter desistido a breves horas do final do prazo definido para a apresentação dessa candidatura.
O organismo surpreendeu no início do mês ao iniciar que o prazo para a apresentação das propostas de organização do Mundial'2034 terminaria esta terça-feira, deixando apenas 25 dias para que os países declarassem o seu interesse e garantissem o apoio dos respetivos governos para acolher o torneio.