Polícia francesa efetuou 36 detenções em Paris.
Corpo do artigo
A polícia francesa deteve 36 pessoas durante a noite de terça-feira, em Paris, devido a desacatos durante os festejos pela qualificação do Paris Saint-Germain para a final da Liga dos Campeões.
De acordo com fontes policiais parisienses, a maioria das detenções ocorreu na zona dos Campos Elísios, sobretudo devido ao lançamento de objetos e violência contra as forças de segurança.
O tricampeão francês Paris Saint-Germain qualificou-se pela primeira vez para a final da Champions, ao vencer os alemães do Leipzig, por 3-0, em Lisboa, na primeira meia-final da competição. O encontro decisivo, frente a Bayern ou Lyon, está marcado para domingo.
Estas comemorações ocorreram numa altura em que estão proibidas concentrações de mais de 10 pessoas, caso não sejam respeitadas as medidas de proteção à propagação do novo coronavírus, como distanciamento físico e o uso de máscaras.
Já durante a manhã desta quarta-feira, a ministra dos Desportos de França, Roxana Maracineanu, apelou à "responsabilidade" dos adeptos, pedindo que durante a final, no próximo domingo, permaneçam em casa, com amigos e com os mais próximos.
"Há que viver este momento de emoção e felicidade com os que são próximos. E já é positivo que o possamos fazer tendo em conta o que vivemos nos últimos meses quando estivemos em confinamento", referiu a governante, reiterando que devem "ser evitadas ao máximo as aglomerações na rua", que "estão proibidas".
Na mesma entrevista à rádio France Info, Maracineanu disse ainda esperar que a final da Champions seja 100 por cento francesa, torcendo pela qualificação do Lyon, prometendo, caso se concretize, tentar convencer o presidente Emmanuel Macron a viajar para Lisboa.