Fernando Valente cessa vínculo de treinador dos sub-21 do Shakhtar Donetsk
Treinador, que se sagrou campeão com a equipa B do clube ucraniano, tomou a decisão pelo facto do campeonato da categoria não se realizar na próxima época, aguardando um convite para treinar uma filial na I Liga do país
Corpo do artigo
Fernando Valente, técnico da equipa sub-21 do Shakhtar Donetsk e coordenador das formações de sub-17 e sub-19 do emblema ucraniano, revelou, esta quarta-feira, que antecipou o término do vínculo de treinador com o clube da Ucrânia.
"Apesar de ainda ter mais um ano de contrato, até maio de 2022, resolvemos terminar o vínculo no final deste mês de junho, porque a Federação [ucraniana] cancelou o campeonato de sub-21", referiu o técnico natural de Lousada.
Em entrevista dada ao diário Verdadeiro Olhar, Fernando Valente justificou a decisão tomada com a não realização do campeonato de sub-21 ucraniano na próxima época, resumindo funções a coordenador técnico, o que causaria desagrado.
Contudo, o timoneiro consagrado campeão na categoria jovem na época finda (20/21), acalenta ser convidado pela direção do Shakhtar Donetsk para, como prefere, orientar uma equipa filial dos ucranianos na I Liga do país do leste europeu.
"Isso quer dizer que não teria equipa na próxima época para treinar, ficaria só como coordenador técnico [do Shakhtar], o que não seria do meu agrado, porque gosto de treinar. A intenção do clube passará por me convidar, mais tarde, para treinar uma filial que atua na 1.ª Divisão, onde são colocados muitos jogadores do Shakhtar, vindos da Academia. Vamos aguardar e ver se isso, na realidade, acontece", assumiu Fernando Valente.
O treinador, de 61 anos, chegou à Ucrânia em junho de 2019, então por convite de José Boto, antigo membro do departamento de prospeção do Benfica, para assumir a liderança da equipa sub-19 do Shakhtar Donetsk.