"Fernando Santos possui uma equipa, como se diz em Espanha, de 'puta madre!'"
Gianni de Biasi, técnico que dirige o Azerbaijão, já venceu Portugal e antevê um duelo dificílimo.
Corpo do artigo
Gianni de Biasi atendeu a chamada de O JOGO antes de deixar o Azerbaijão e partir para Turim, onde amanhã a Seleção Nacional recebe os azeris na partida que marca o início da qualificação para o Mundial do Catar"2022. O treinador italiano está no Azerbaijão desde 2020, após uma passagem curta pelo banco do Alavés e após seis anos à frente da Albânia. E foi entre o italiano e o espanhol que De Biasi deu conta das suas expectativas, com rasgados elogios aos campeões europeus.
13482779
"Vai ser o nosso primeiro jogo nesta fase de qualificação e nós não temos nada a perder. Há uma grande diferença de valores entre as duas seleções, Portugal é uma equipa muito forte e que nos vai criar, certamente, enormes dificuldades", começou por dizer-nos o técnico, sem problemas em revelar o que vai tentar fazer para contrariar o favoritismo português. "Temos de procurar fazer um jogo inteligente. Não podemos conceder grandes espaços a Portugal ou isso será letal. Vamos procurar dar o melhor de nós, fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para obter um resultado positivo, ou seja evitar a derrota. Até que o jogo se inicie ainda não perdemos, por isso temos de ir para dentro de campo com confiança e acreditando nas nossas possibilidades. Nem sempre ganha a melhor equipa."
Quando se fala de Portugal, o nome de Cristiano Ronaldo é incontornável e De Biasi admite que é o "jogador bandeira" da equipa das Quinas, mas instado a destacar outros sublinha a dificuldade: "Todos (risos). São muitos os que possuem uma qualidade e talento acima da média. Gosto muito do defesa central, o Rúben Dias; o Bruno Fernandes também. É incrível a sua evolução desde os tempos em que jogava em Itália, tem muito qualidade. Mas há mais, o Diogo Jota do Liverpool, o João Félix, o Bernardo Silva... É um montão de jogadores de altíssimo nível. A verdade é que o Fernando Santos possui uma equipa, como se diz em Espanha, de "puta madre!""
O treinador italiano, de 64 anos, falou em exclusivo para O JOGO e confessa ser um grande admirador da equipa nacional e do seus jogadores. Mas lembra também que "nem sempre ganham os melhores"
Os caminhos do técnico dos azeris já se cruzaram com Portugal na qualificação do Euro"2016 e deixaram-lhe uma excelente recordação. "Curiosamente, vou iniciar a qualificação do Mundial"2022 contra Portugal, que também encontrei no primeiro jogo de apuramento para o Euro"2016. Então a Albânia venceu por 1-0, em Aveiro, espero bem que consiga repetir o resultado (risos). Seria quase um milagre se ganhássemos."
Quanto às diferenças que encontra entre a equipa que bateu, ainda sob a égide de Paulo Bento, e a atual, De Biasi considera que Fernando Santos possui um leque de escolhas mais forte na atualidade e explica porquê: "Já passaram muitos anos desde esse jogo. Portugal mantém no grupo alguns veteranos de grande qualidade, como o extraordinário Cristiano Ronaldo e o Pepe, embora este último, pelo que percebi, saiu lesionado do último jogo e não vai estar disponível. Agora há muita qualidade disponível, muitos jogadores portugueses a jogar nos melhores clubes do mundo, em equipas fortíssimas."