Fernando Santos tem evitado individualizar, bem como em falar sobre Cristiano Ronaldo, mas após a vitória sobre a Polónia e a qualificação para as meias-finais do Euro'2016, desfez-se, por iniciativa própria, em elogios ao capitão. Mas também a Pepe e à equipa.
Corpo do artigo
Fernando Santos explicou a lição que deu aos seus jogadores antes da partida com a Polónia, com base nas suas observações do jogo do adversário.
"Conhecíamos bem o adversário, preparámo-nos para o jogo deles, sofremos golo numa desatenção num lance que conhecíamos. Tive de colocar Nani como médio para que a equipa estabilizasse, depois marcamos e o jogo mudou, a partir daí as coisas estiveram muito mais controladas da nossa parte", declarou, reconhecendo que a equipa sofreu um pouco devido a "alguma juventude e inexperiência".
"Em termos de trabalho e vontade, os jogadores tiveram inexcedíveis, há que corrigir agora alguns aspetos táticos, mas isso é a inexperiência da equipa", acrescentou, realçando a união da equipa, mas também as prestações individuais de Pepe e Cristiano Ronaldo.
"A equipa tem um espírito de união fantástico, só uma equipa com aquela personalidade é que vai com aquele sangue frio para os penáltis. O Pepe fez um jogo fantástico e este Cristiano é fantástico, foi de uma entrega extraordinária ao jogo, quer como jogador quer como capitão. Fizeram todos um jogo fantástico, vamos lutar com tudo para dar uma grande alegria aos portugueses", declarou.
Sobre o adversário da meia-final, País de Gales ou Bélgica? "A minha preferência agora é descansar, ver o jogo amanhã e depois então preparar a próxima batalha", disse Fernando Santos.