Fernando Santos e o título europeu: "Foi construído um edifício muito forte"
Fernando Santos destacou esta segunda-feira o "edifício muito forte" que foi construído no seio da Seleção Nacional e que permitiu a conquista do título europeu por Portugal.
Corpo do artigo
"Há um edifício muito forte, que foi construído com todos na sua base. É algo que nunca vamos esquecer", comentou o selecionador nacional em declarações à RTP, no dia em que se assinala um ano da conquista do Euro'2016, em França.
Fernando Santos esteve em Carnaxide onde a Federação Portuguesa de Futebol promoveu o visionamento do documentário que fez para festejar o primeiro ano do título europeu e onde junta os testemunhos dos jogadores e do selecionador nacional a recordar os dias vividos em França.
Fomos construindo uma família muito forte ao longo dos estágios. Como dizia o Quaresma, estávamos a construir uma casa tão forte que não iria ser abalada pelo vento
Sobre as suas declarações durante o europeu de que só voltaria a Portugal no dia 11 de julho, Fernando Santos respondeu: "Foi uma forte convicção, fomos construindo uma família muito forte ao longo dos estágios. Como dizia o Quaresma, estávamos a construir uma casa tão forte que não iria ser abalada pelo vento".
O jogo com a Hungria, em que Portugal garantiu o apuramento para os oitavos de final, foi o momento do Euro'2016 destacado esta segunda-feira por Fernando Santos. "Os jogadores aí acreditaram que íamos mesmo ganhar", justificou.
"Quem vê estas imagens [do documentário] não pode ficar indiferente, Há imagens de que já não me lembrava, coisas que vivemos intensamente. Hoje isto sente de uma forma completamente diferente. Mas os adeptos continuam a apoiar-nos na rua", referiu Fernando Santos, destacando o "apoio fantástico que os portugueses deram à Seleção Nacional" e o "grande mérito dos jogadores" em todo o percurso.
"Fizeram um trabalho perfeito com tudo aquilo que tinham e não tinham. Foi muito intenso, muito duro o que passámos ali. Foi mérito de todos os que lá trabalharam, e acho que os jogadores são os grandes obreiros e também a federação. Foi um privilégio trabalhar com toda esta gente. Parabéns a todos", afirmou.