Fernando Santos deixa garantia sobre futuro de Ronaldo e lembra Liga das Nações
Fernando Santos abordou o futuro de Cristiano Ronaldo na seleção portuguesa
Corpo do artigo
Cristiano Ronaldo vai continuar nos próximos ciclos?: "Seguramente que sim. Ele tem muito para dar. Há já uma competição em setembro, uma nova prova da UEFA [Liga das Nações]. Queremos que ele esteja connosco, a ajudar os mais jovens a crescer. Temos uma equipa muito jovem e é importante que o capitão esteja presente. Ele sempre disse que sim nestas horas".
Ronaldo jogou sozinho hoje?: "Nenhuma equipa ganha só com um jogador, não disse que o Cristiano queria jogar sozinho. Tentou driblar, apareceu, mas não ganhámos porque o adversário fez dois golos. Se tivéssemos feito o que normalmente acontece nesta equipa, que é não sofrer golos, tínhamos ganho 1-0".
Tristeza pela eliminação: "Parabéns à equipa do Uruguai, que venceu o jogo, com muita tristeza nossa. Uma segunda palavra para o povo português: sabemos que era um dia grande em Portugal, com praças cheias, o povo a responder ao apelo de dar as mãos e estarmos juntos. Estamos muito tristes por não termos conseguido ir em frente e dar-lhes alegrias. Era nisso que acreditávamos. É essa a nossa tristeza e a do balneário."
Análise à partida: "Não valem as vitórias morais, não vale a pena. Prefiro ganhar e ter jogado menos. Para os portugueses e para que a festa continuasse. Dizia que estou orgulhoso dos meus jogadores. O que fizeram na segunda parte foi muito bom em termos de entrega, vontade, procuraram de uma forma e outra chegar ao golo. Tinha dito ao intervalo que se conseguíssemos o golo do empate tínhamos uma janela muito forte para vencer. Depois sofremos um golo no segundo remate. Tentámos, mas não conseguimos. Parabéns ao Uruguai."
Eficácia: "O Uruguai fez dois golos e Portugal apenas um e no futebol conta quem marca mais. Na primeira parte conseguimos menos a nossa estratégia, mas na segunda tivemos várias oportunidades para poder finalizar. Tivemos uma muito boa do Bernardo Silva. Podíamos ter concretizado, mas houve mérito do Uruguai que defendeu muito bem".
Lance duvidoso: "No banco fiquei com a sensação de que houve um lance duvidoso [na área uruguaia nos descontos], mas não é por aqui que agora vamos entrar. Portugal perdeu. Nunca estivemos aqui para falar dos árbitros, não vamos por aí. São momentos do jogo em que no banco achamos que as coisas são assim, mas o jogo acabou."
Aspetos que faltaram: "Podíamos sempre ter feito mais quando perdemos. Já dei os parabéns aos jogadores. Estamos tristes. Não estamos de parabéns pelo resultado, mas pela atitude, determinação e empenho dos jogadores perante uma forte equipa. Jogadores estão de parabéns nesse sentido".
Primeiro golo do Uruguai: "Nunca o Uruguai tinha feito um golo como o primeiro. São situações incontroláveis. Houve mérito do Uruguai, fez esses dois golos. Portugal rematou mais, mas não fez. Parabéns ao Uruguai."