Fernando Santos aponta um benefício do sorteio do Mundial: "Ter mais três ou quatro dias é melhor..."
Técnico nacional aludiu ao facto da equipa das Quinas começar o percurso no Catar 72 horas após o arranque da competição, pelo que o tempo de preparação será maior comparativamente com outros
Corpo do artigo
O selecionador Fernando Santos assumiu, esta sexta-feira, que Portugal vai defrontar, no Grupo H do Mundial'2022, equipas a que os lusos estão "menos habituados", particularmente a Coreia do Sul, treinada por Paulo Bento, e o Gana.
"Não há grupos fáceis nem grupos difíceis, há sorteio. [É um grupo que integra] futebol de quatro continentes diferentes", principiou o técnico, logo após o sorteio da fase final, em Doha, no Catar, que colocou o Uruguai, o Gana e a Coreia do Sul no caminho luso.
Por esse motivo, Fernando Santos admitiu que encarou este sorteio "com grande expectativa", uma vez que Portugal vai defrontar seleções com as quais não se costuma cruzar com tanta frequência.
"São equipas a que estamos menos habituados, sobretudo a Coreia do Sul e o Gana, que conhecemos menos bem em termos de desempenhos. Conheço bem a Coreia do Sul, por estar lá o Paulo [Bento], mas temos de ter muita atenção agora e procurar conhecer bem as equipas", referiu.
Fernando Santos confessou que o sorteio foi "positivo", tendo em conta que Portugal irá estrear-se no Mundial em 24 de novembro (tr, com o Gana, três dias após o arranque da prova, o que permite mais algum tempo de preparação, face a uma edição atípica, pela primeira vez realizada a meio de uma época.
"Nesse aspeto, o sorteio foi positivo. Podendo os jogadores saírem dos clubes a 14 de novembro, havendo Liga dos Campeões e Liga Europa na semana anterior, os jogadores com muitos jogos em cima, obviamente que ter mais três ou quatro dias é melhor para começar", disse.
Os clubes estão obrigados a libertar os futebolistas internacionais a 14 de dezembro, a apenas uma semana antes do arranque da competição no Catar.
Portugal vai estrear-se no Grupo H em 24 de novembro, frente ao Gana, jogando depois em 28, com os uruguaios, que afastaram a equipa das "quinas" nos "oitavos" de 2018, e fechando em 02 de dezembro, face aos sul-coreanos, comandados pelo português Paulo Bento.
Os comandados de Fernando Santos qualificaram-se ao vencerem o caminho C dos play-offs europeus, com triunfos caseiros face a Turquia (3-1 nas meias-finais) e Macedónia do Norte 2-0 na final), depois do segundo lugar do Grupo A, atrás da Sérvia.
14730086