Fernando Santos, a lista de convocados e Otávio: "É o reflexo do que sempre disse"
Selecionador português em conferência de imprensa tendo em vista os jogos com República da Irlanda e Azerbaijão, de apuramento para o Mundial. Pelo meio há particular com o Catar.
Corpo do artigo
Otávio chamado: "Todos os jogadores faziam parte do lote de opções para o Europeu. Todos, sem exceção, estavam nos 40. Depois foi preciso largar alguns. A Seleção é um espaço aberto. Não vou falar de jogadores individualmente. O que deixo como seguro é que todos estes jogadores, sem exceção, estavam na lista de 40 quando preparei a convocatória para o Europeu. É o reflexo do que sempre disse: a Seleção é um espaço aberto, todos estão dentro. Entendemos que têm qualidade e há outro fator: a identificação com os processos da equipa. Não vamos ter tempo para fazer nada, vamos jogar de três em três dias. Os jogadores vão ter um treino com a equipa toda, na terça-feira, na véspera do jogo. Há um outro fator que teve algum peso: a maior ou menor utilização. Quando tenho vários jogadores de nível semelhante, o critério pode ser o que tem mais ou menos tempo de jogo. Em relação aos que não conheço tão bem, tendo um jogo particular, tenho a capacidade de observação, não só em treino."
Gonçalo Inácio: "Ele estava na lista dos 40. Se estavam na lista, estão a jogar e são titulares nas equipas. É muito importante, para chegar aos A, jogar nos sub-21. Nesta equipa de sub-21, infelizmente, muitos deles não jogam sequer. Não têm continuidade, e é uma pena que não tenham. Este é um caso particular porque não tinha chegado lá, até pela própria idade. Percebo isso muito bem. Os jogadores, não tendo continuidade nos próprios clubes, um dos critérios é chamar os que têm maior identificação com a equipa."
Mercado: "Todas as seleções estão condicionadas por isso. Conhecemos bem os jogadores, sabemos o empenho, determinação e vontade que têm de representar a Seleção Nacional."
Equipas portuguesas: "Parabéns ao Benfica pelo apuramento para a Liga dos Campeões. Muito importante para o futebol português ter três equipas. Deixar uma palavra de força ao Santa Clara e Paços."
14062799