Fernando, ex-FC Porto, volta a casa: "Depois do que aconteceu aos meus sobrinhos..."
Médio presta apoio familiar depois de ter visto um sobrinho morrer e outro ficar tetraplégico num acidente
Corpo do artigo
Aos 36 anos, Fernando está de volta ao clube onde começou para o futebol, no seu Vila Nova, da Goiânia, promovido à Série B, abdicando do contrato com o Sevilha, onde ainda fez 13 jogos esta temporada.
Foi com 20 anos que o médio, celebrizado como Polvo a partir das suas épocas de sucesso no FC Porto, onde ganhou quatro Ligas, três Taças de Portugal e uma Liga Europa, foi contratado pelos dragões, apenas com experiência de uma época como sénior no Brasil, começando a experiência em Portugal por empréstimo ao Estrela da Amadora.
Grande figura na Invicta, a carreira de Fernando ainda o levou a jogar no Manchester City, Galatasaray e, mais recentemente, Sevilha, onde voltou a lograr mais duas Ligas Europa. Atingido em novembro por um drama familiar, um acidente com capotamento que vitimou mortalmente um sobrinho, Jhonny Reges, e deixou o outro, irmão de Jhonny, tetraplégico, o regresso de Fernando ao Vila Nova foi opção sentimental, não havendo como conter o amparo, numa saída apressada da Europa. O coração falou mais alto. E o médio justificou a O JOGO a sua opção no dia em que foi oficializado no Vila Nova. "Vim para estar perto dos meus pais, após 17 anos fora do Brasil. Bateu a saudade e juntou-se a necessidade de estar perto da minha família depois do que aconteceu aos meus sobrinhos. Tinha de tomar esta decisão, vim primeiro para perto deles e estando em casa, tendo o meu clube do coração na cidade, sabia que ainda tinha muito para dar ao futebol. É o regresso ao clube no qual me projetei e pelo qual cheguei ao FC Porto. Aliei tudo, foi uma mistura de muitas coisas, estou no Vila Nova e é uma vida nova", argumentou.
Fernando, que teve muitos clubes brasileiros a procurarem a sua contratação, de objetivos fortes no Brasileirão, como o Internacional. Mas os afetos pelo seu Vila Nova e o um apelo de urgente apoio familiar pesaram a escolha.