Antigo central do Manchester United revelou que o mítico treinador dos red devils quase nunca dedicou tempo a dar-lhe conselhos sobre como defender, tirando uma ou outra exceção
Corpo do artigo
Rio Ferdinand, antigo central do Manchester United, revelou no seu canal de Youtube que Alex Ferguson, mítico treinador do gigante inglês, quase nunca dedicou tempo a dar-lhe conselhos nos treinos sobre como defender melhor.
Contratado ao Leeds em 2002, o antigo internacional inglês, atualmente com 45 anos, foi treinado por Ferguson até à sua retirada dos bancos, em 2013, tendo admitido que, durante esse período, o técnico escocês tentou ensiná-lo a defender melhor apenas num par de vezes.
“Os melhores treinadores como Glenn Hoddle [antigo selecionador inglês] podem chegar lá e mostrar [o que fazer] aos jogadores, [dizendo:] ‘Este não é o teu ponto forte, mas posso melhorá-lo mostrando-se as imagens adequadas’. 'Fergie' não era assim. Houve talvez um par de coisas nos meus 12 ou 13 anos no clube que ele me mostrou como defesa. Nunca me falou sobre defesa, nunca me tentou ensinar a defender, era um treinador”, comentou de forma positiva, referindo-se ao ex-míster, de 82 anos, como “o melhor treinador” da sua carreira.
No entanto, uma exceção a essa postura de Ferguson em relação a Ferdinand surgiu na véspera de o central do United defrontar um Liverpool que, na altura, ostentava no seu ataque o internacional uruguaio Luis Suárez, que mais tarde haveria de brilhar também ao serviço do Barcelona e Atlético de Madrid, jogando atualmente no Inter Miami, da MLS.
“[Suárez] Vai tentar jogar no um contra um, porque é muito bom nisso. Tenta isolá-lo e não vás diretamente contra ele. Obriga-o a superar-te, espera e faz com que ele tome a decisão”, foi o conselho de “Fergie”.