Rui Silva estreou-se esta época em La Liga e tem sido uma das figuras do Granada. O guarda-redes português elogia João Félix e revela quais as suas referências.
Corpo do artigo
"Vítor Baía era a minha referência"
Rui Silva começou por querer imitar Vítor Baía, mas hoje olha para Ter Stegen como exemplo.
Quando começou a jogar, tinha algum ídolo ou referência na baliza?
-Quando era miúdo, o Vítor Baía era a minha referência, era ele que procurava imitar, apesar de já não jogar há muito tempo. Hoje olho para o Ter Stegen, que considero ser um guarda-redes completo.
Referiu Ter Stegen como exemplo. É um guarda-redes também conhecido pelo bom jogo de pés. Como se avalia nesse aspeto?
-Melhorei muito desde que cheguei ao Granada e a Espanha. Quando jogava no Nacional, o nosso estilo de futebol era muito mais direto. Aqui, por vezes temos de fazer jogo direto, mas privilegia-se muito mais a saída de bola a partir da defesa, por isso é importante um guarda-redes jogar bem com os pés.
"João Félix pode elevar o nome de Portugal em Espanha como fez Cristiano Ronaldo"
"Félix pode atingir alto patamar"
Como olha para os outros portugueses em La Liga, nomeadamente João Félix, cuja transferência deu muito que falar?
-Há cá jogadores com grande qualidade e já defrontei o Nélson Semedo, que tem imenso valor. Os nossos futebolistas têm deixado aqui a sua marca. Falou-se muito do João Félix pela transferência, mas tem vindo a demonstrar todo o seu potencial. Pode atingir um alto patamar e elevar o nome de Portugal em Espanha como fez Cristiano Ronaldo.