Federação Sueca de Futebol define igualdade salarial entre seleções principais
Acordo, feito em conjunto por futebolistas masculinos e femininas internacionais da Suécia, é válido até ao dia 31 de dezembro de 2024
Corpo do artigo
À semelhança das federações de Austrália, Nova Zelândia, República da Irlanda, EUA e de Brasil, a da Suécia aprovou oficialmente, esta sexta-feira, a igualdade de remuneração salarial entre as principais seleções masculina e feminina do país.
"Foi assinado um novo acordo entre as seleções A. É a primeira vez que um acordo conjunto é negociado. O acordo prevê uma remuneração igual para as equipas nacionais", lê-se em comunicado publicado pelo organismo nórdico, que nota que o acordo "contém disposições relativas aos seguros de saúde e apoio na paternidade".
Segundo o jornal sueco "Sportbladet", os/as futebolistas internacionais da Suécia vão receber, a partir de agora, 585 euros por participação em estágio ou torneio oficial, independentemente da duração, 390€ por cada vitória em jogo realizado em casa e 780€ por cada triunfo em duelos realizados fora do país nórdico.
Reclamado desde 2019, este acordo histórico, detalha a Federação Sueca de Futebol, foi redigido em diálogo entre seleção masculina, feminina e a associação de jogadores profissionais da Suécia e válido até ao dia 31 de dezembro de 2024.
A seleção masculina sueca, que disputou o último Campeonato da Europa de futebol, é atual 18.º classificado do ranking da FIFA, enquanto o conjunto feminino ocupa o segundo lugar da mesma classificação do organismo que tutela o futebol mundial