Presidente da RFEF pretende financiamento para o futebol profissional por causa da Covid-19
Corpo do artigo
O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luís Rubiales, pretender obter junto da banca um financiamento de 500 milhões de euros para os clubes da primeira e segundas divisões, devido à crise existente com a Covid-19.
"Queremos estender a mão ao futebol profissional. Estamos na disposição de nos sentarmos com a Liga e procurar financiamento para os clubes com problemas. Vão existir clubes que não recebem totalmente o dinheiro da televisão, e, por isso, vamos trabalhar numa linha de 500 milhões de euros para enfrentar as dificuldades e num financiamento a quatro, cinco ou seis anos", disse o dirigente.
Além da 'ajuda' aos clubes profissionais, a RFEF anunciou ainda uma linha de subsídios para o futebol não profissional, que irá até aos quatro milhões de euros.
Para o futebol profissional, Rubiales considera que é possível pedir crédito aos três ou quatro bancos mais importantes de Espanha.
"Daremos como aval os direitos dos clubes (...). É uma solução prática e resolve um problema dos clubes da primeira e segundas divisões", acrescentou Luís Rubiales, que concorre, em eleições agora sem data marcada, com Iker Casillas à liderança da RFEF.
O dirigente insistiu ainda que todas as competições estão suspensas e que a prioridade não é encontrar datas para realizar os jogos, mas ajudar o país em relação à situação que se vive, com Espanha a ser já o segundo país com mais mortes (3.434 pessoas) devido à pandemia da Covid-19.
https://www.ojogo.pt/extra/noticias/covid-19-portugal-entra-oficialmente-em-fase-de-mitigacao-esta-quinta-feira-11983223.html
"Não queremos fazer esquemas ou pensar em datas. A época deve ser concluída, seja quando for. Não temos prazos, e se tivermos datas veremos o que fazer", adiantou o responsável federativo.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS