"FC Porto-Benfica estava 1-1, Mourinho virou costas e deu um pontapé no balde"
Aloísio, antigo jogador do FC Porto e adjunto do "Special One" em 2002/03, recordou episódio no balneário dos dragões.
Corpo do artigo
À sétima jornada da I Liga 2002/03, o FC Porto recebeu o Benfica e, ao intervalo, o placar mostrava um empate (1-1) entre os rivais. Resultado que não agradava a José Mourinho, então treinador da formação azul e branca, que ao intervalo deixou bem claro - e de forma nada meiga - que era necessária uma mudança de atitude.
"Ele não disse praticamente nada. Só disse: 'o central deles parece o Baresi, o médio-ofensivo é o Maradona. Quem está a jogar em casa? Nós ou o Benfica? Se quisermos ganhar temos de mudar a nossa atitude! Eu não vou dizer mais nada, não vou mudar a equipa'", relatou Aloísio, ex-jogador do FC Porto que, na altura, era adjunto do "Special One".
"Ele virou costas, foi embora e deu um pontapé no balde do lixo que estava ao lado dele. Aí, o Vítor Baía chamou os jogadores e começou a motivá-los, aos gritos. 'Vamos! Vamos!' Fizemos uma segunda parte totalmente diferente e vencemos o Benfica", prosseguiu o brasileiro, em declarações à ESPN. No segundo tempo desse jogo, Deco marcou, aos 71 minutos, o golo da vitória portista.
O FC Porto acabaria por conquistar o campeonato, assim como a Taça de Portugal e a Taça UEFA. Na temporada seguinte, os dragões arrebataram a Champions League.
11906753