"Favoritos? Há outras seleções: França, Argentina, Brasil, Inglaterra, Portugal..."

Luis de la Fuente, selecionador espanhol
AFP
Luis de la Fuente entende que Espanha tem um excelente lote de jogadores, mas ganhar o Mundial não será fácil
Leia também Toni Kroos elege o melhor onze de sempre e com um português na equipa
O sorteio do Mundial de 2026 colocou a Espanha no Grupo H, juntamente com Uruguai, Cabo Verde e Arábia Saudita, sendo uma das seleções apontadas como favoritas à conquista do título, numa prova que será disputada no Estados Unidos, México e Canadá. Luis de la Fuente, todavia, aponta para a força de outros candidatos.
"Não me incomoda. Faz-me sentir reconhecido, no sentido de que valoriza o trabalho realizado até agora. Ser favorito não garante nada. Há outras seleções tão favoritas quanto a Espanha: França, Argentina, Brasil, Inglaterra, Portugal... Há muitas capazes de ganhar o Mundial. Ser considerado uma delas deixa-me orgulhoso, especialmente porque nada nos foi dado de mão beijada. Ser o número um no ranking da FIFA é consequência de um bom trabalho e de uma geração de jogadores excecionais", afirmou o selecionador, numa entrevista ao jornal Marca.
De la Fuente elogiou o Uruguai, um dos adversários na fase de grupos. "Produziu jogadores incríveis e foi duas vezes campeão do mundo. É história do futebol, tanto pela seleção como pelos jogadores individuais. E agora também os tem. Além disso, Marcelo Bielsa é um treinador fantástico, que tira um enorme rendimento dos seus jogadores", vincou.
Escolher os convocados, admite, não será tarefa fácil. "Essa é a parte menos gratificante de ser treinador: deixar de fora jogadores que poderiam perfeitamente estar. Já disse isso muitas vezes: quem tiramos? É a parte menos agradável, mas também demonstra a grande quantidade de jogadores excecionais que a Espanha tem. Isso é uma notícia magnífica para o futebol espanhol e para a formação que os clubes fazem", disse.

