Organismo de controlo financeiro da UEFA sancionou os dois clubes, segundo o L'Équipe. Têm três anos para regularizar
Corpo do artigo
O Paris Saint-Germain e o Marselha foram sancionados pela UEFA por incumprimento do fair-play financeiro, revelou o L'Équipe. Segundo a publicação, por agora o organismo de controlo financeiro da UEFA aplicou apenas sanções pecuniárias e um "acordo de regularização" a cumprir ao longo das próximas temporadas.
Os dois emblemas estão ameaçados de penas mais pesadas, nomeadamente desportivas, se não cumprirem e entrarem dentro das normas estipuladas pelo fair-play financeiro.
Os défices dos dois clubes superam em larga medida o autorizado, sobretudo no caso do PSG. De acordo com os relatórios mais recentes, PSG e Marselha saem de duas temporadas recordes em termos de défice com resultados líquidos, para a temporada 2020/21, de -227 e -76 milhões de euros respectivamente, e de -124 e -97 em 2019/20. A partir deste ano o défice autorizado passa de 30 milhões para 60 milhões.
Os clubes alegam que o impacto do covid, a paragem da Liga e a quebra das receitas daí derivadas nos contratos televisivos, foram a principal causa.
Esta temporada o PSG contratou, entre outros, os portugueses Vitinha e Renato Sanches, e leva um investimento de 106,5 M€, segundo o "transfermarkt". A mesma fonte dá uma despesa do Marselha, em reforços, de 73,4 M€, sendo que foram buscar Nuno Tavares e Alexis Sánchez, entre outros.
15102469
15102578