Fair-play financeiro complica renovação de Donnarumma com o PSG: "Há novas regras no clube"
Contratação da Safonov foi vista como a preparação para a sucessão. Agora, o agente de Donnarumma diz que este pretende renovar e as partes conversam, procurando soluções para contornar limitações financeiras
Corpo do artigo
A contratação do russo Matvey Safonov foi encarada em França como o primeiro passo para a sucessão de Gigi Donnarumma na baliza do PSG, com o reforço proveniente do Krasnodar a mostrar qualidades no início da temporada e o italiano a fazê-lo aos tropeções. Donnarumma foi mesmo criticado após a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões frente ao Liverpool, mas na segunda mão foi o herói a defender duas grandes penalidades e o seu futuro, afinal, pode estar ligado ao PSG por mais tempo.
Quem o garante é o seu agente, Vincenzo Raiola, em entrevista ao L'Équipe: "Se posso confirmar o desejo do Gigio de ficar? Claro que sim! Não há qualquer rutura com o clube. Estamos a levar o tempo que precisamos. Temos de fazer as coisas corretamente, no interesse do jogador. Mas este é o único clube onde o Gianluigi quer assinar. Veremos como as coisas se desenrolam, mas a prioridade é prolongar a sua estadia em Paris."
Donnarumma tem mais um ano de contrato e Raiola reconhece dificuldades para renovar, fruto das restrições financeiras importas pelo cumprimento do fair-play financeiro da UEFA: "Desde o verão passado que estamos a falar com os dirigentes sobre um novo contrato. Não é uma situação fácil, porque há parâmetros que o PSG alterou um pouco por causa do fair play financeiro. Há novas regras no clube. Mas devo dizer que as discussões são positivas, mesmo que ainda não tenhamos um acordo. Estamos a falar, o Gianluigi ainda tem um ano e meio de contrato, por isso temos tempo. Estamos à procura de uma solução."
Raiola comentou as críticas que o guarda-redes tem recebido: "Tem havido muitos ataques e críticas, mesmo no seu próprio país. Já o disse antes, mas a Itália não se apercebe de que Gianluigi é um bem nacional, um dos melhores guarda-redes do mundo. Na história de Itália, poucos jogadores tiveram sucesso no estrangeiro. Gianluigi conseguiu-o. Por isso, as críticas não são fáceis de aceitar. É um jogador que não pode ser culpado de nada. Por vezes dói, mas é um jogador que atingiu a maturidade. Não sou especialista na posição, mas vejo toda a gente a falar do seu jogo de pés. É verdade que, hoje em dia, se pede aos guarda-redes que sejam fortes com os pés. Mas ninguém fala do seu verdadeiro jogo: ser guarda-redes e, portanto, impedir golos. É verdade que alguns guarda-redes são mais fortes com os pés, mas quando se trata de explosividade, presença no ar e na linha - tudo o que um guarda-redes deve fazer normalmente - ele é excelente. Não se pode pedir a um homem de 1,96 m, com uns pés tão grandes, que seja tão técnico como o Messi. Não é possível."