Adaptado a La Liga e com dois golos marcados no Las Palmas, o avançado internacional Sub-21 português queixa-se do rigor dos árbitros
Corpo do artigo
Depois de ter aparecido no FC Porto em grande plano, motivando uma venda milionária para o Wolverhampton, rodando depois no Anderlecht, PSV Eindhoven e Rangers, Fábio Silva chegou à liga espanhola também por cedência do clube britânico, com o qual tem ainda contrato até 2026. E a experiência a nível pessoal no Las Palmas até tem sido produtiva, como foi exemplo o facto de ter apontado um golo decisivo na vitória da sua equipa na visita a Valência (3-2), o que permitiu a fuga do último lugar. O atacante já tinha marcado na derrota frente ao Celta de Vigo e esteve de mira afinada nos dois últimos jogos da Seleção de Sub-21, marcando às Ilhas Faroé e Andorra.
O atacante viu quatro cartões amarelos nos últimos cinco jogos, dois deles por protestos. “Marcam falta e mostram cartões por tudo”, queixa-se Fábio Silva do excesso de zelo dos árbitros.
Em Espanha, tenta dar um novo impulso na carreira e sente que está no bom caminho. “Estive em muitas equipas de vários países, mas a liga espanhola era a que mais me agradava, pela cultura e porque o meu espanhol não é mau. Aqui há muitos jogadores que gostam de ter a bola, combinar e praticar um futebol em apoios”, destaca o avançado.
Jogar com Januzaj tem sido um prazer para o avançado português
Um dos futebolistas com quem Fábio Silva tem revelado bom entendimento é Januzaj, que chegou a ser apontado como grande promessa do Manchester United e acabou a destacar-se na Real Sociedad durante cinco épocas (de 2017 a 2022). “A minha ligação com ele é muito fácil. É um dos melhores com quem joguei, porque tem uma compreensão do jogo muito boa. Com ele nem preciso de falar, porque coloca-me a bola como poucos fazem”, realça.
Com quem também não deveria falar é com... os árbitros, que não o têm poupado aos cartões: foram quatro nos últimos cinco jogos, algo que o jogador não compreende. “Vim de ligas mais competitivas, onde era difícil marcarem-me faltas. Aqui apitam falta e mostram amarelo por tudo. Dois cartões foram por protestos, mas nos outros não fiz nada”, jura Fábio, que promete melhorar nesse aspeto.
“Essugo vai ser grande jogador”
No Las Palmas, Fábio Silva tem como companheiro o médio Essugo, que está em Espanha emprestado pelo Sporting. “Estou feliz por ele. Não me surpreende o que tem feito. Conheço-o há muito tempo e sei que nos dá muito. Tem 19 anos e muito que aprender. Vai ser um grande jogador”, vaticina sobre o médio, que esta semana foi apontado por um site ao... Real Madrid.