Expulsões temporárias, "Lei Wenger" e mais: IFAB pode trazer novas regras para o futebol
Algumas das medidas que o International Football Association Board está a analisar podem entrar em vigor já na próxima época.
Corpo do artigo
O IFAB (International Football Association Board) pode aprovar novas regras no futebol na reunião que está agendada para o início de 2024, sendo que algumas delas até poderão entrar em vigor já na próxima temporada.
A informação é avançada, este sábado, pelo jornal espanhol “Marca”, que salienta que o organismo que regulamenta as regras do futebol está a analisar os seguintes tópicos: expulsões temporárias, punição aos jogadores que se aproximem do árbitro, com exceção do capitão, e a questão do fora de jogo, a chamada “Lei Wenger”, que permite que o atacante possa estar à frente do defesa, desde que a última parte do seu corpo esteja em contacto com o rival.
De acordo com a fonte mencionada, os resultados dos testes têm sido satisfatórios e a alteração acabaria por favorecer mais o futebol de ataque e, consequentemente, o espetáculo.
Quanto às expulsões temporárias, teriam a duração entre 10 e 15 por cento do tempo de jogo e visariam dissuadir os maus comportamentos em campo.
A perda de tempo é outro assunto que preocupa o mundo do futebol. A opção de parar o cronómetro já foi descartada, mas o IFAB procura uma fórmula que possa ser eficaz neste aspeto.